EnglishFrenchPortugueseSpanish

Os benefícios do Alpinismo Industrial – Trabalho em altura

Últimas publicações

SOLICITE CONTATO

Agende uma visita com um de nossos técnicos para o diagnóstico de seu caso.

Ou converse agora:

O Alpinismo Industrial é uma atividade profissional que exige muito esforço físico, precisão e conhecimento para executá-lo. Além disso, o alpinismo também é uma prática desportiva de alta montanha, como escaladas ou rapel para quem gosta de aventura. Já o alpinismo industrial é uma excelente maneira de otimizar tempo e espaço dentro de uma construção.

Vamos explicar…

Quando você pensa em uma obra, logo pensa em prazo. Quanto mais demorada for a construção, mais cobrança dos contratantes e mais investimento para a construtora em mão de obra.

Otimizar o tempo e o espaço é uma forma de modernizar os processos com foco no resultado final. Neste artigo, iremos mostrar como o Alpinismo Industrial pode ser uma boa opção para agilizar o andamento da sua construção.

A história do Alpinismo Industrial

Não é de hoje que essa prática foi adotada nas obras do mundo afora. A primeira vez que temos registrada foi em 1930, na construção da Represa de Hoover, localizada entre os estados de Nevada e Arizona, nos Estados Unidos.

Na época o trabalho foi realizado com sucesso por mineradores que utilizaram uma única corda como a linha de vida, o que infelizmente resultou em muitas vítimas.
Já no início dos anos 80, as possibilidades de utilizar o alpinismo como técnica para construção foram reconhecidas, aperfeiçoadas, e o método tornou-se comum na indústria da construção na Europa.

Foi aí que nasceu a profissão que mundialmente é conhecida como Rope Access, ou seja, acesso por corda – o nosso Alpinismo Industrial.

5 vantagens do Alpinismo Industrial

Sem dúvidas a otimização do tempo e do espaço da obra são as duas maiores vantagens do Alpinismo Industrial.

Através dessa estratégia, os trabalhadores conseguem alcançar locais de difícil acesso sem a necessidade de estruturas de apoio como andaimes, plataformas elevatórias ou bailéus, que muitas vezes exigem um espaço maior para serem utilizadas.

Vamos ver a seguir mais vantagens do Alpinismo Industrial:

  1. Custo-benefício: é um método econômico, porque não inclui a montagem e/ou desmontagem de andaimes, o que poupa tempo e necessita de menor quantidade de mão-de-obra;
  2. Eficiente e ágil: os sistemas são instalados e desmontados rapidamente, e permite ao técnico alcançar as áreas mais confinadas e inacessíveis de qualquer edifício ou estrutura;
  3. Segurança: segundo um estudo sobre Acidentes no Trabalho realizado pela IRATA (sigla em inglês para Associação Comercial de Alpinismo Industrial da Inglaterra), técnicos alpinistas que utilizam os EPIs adequados são os que aparecem com o menor risco de acidentes ou ferimentos;
  4. Versatilidade: no caso de torres de transmissão, aerogeradores ou ainda pontes, barragens e viadutos, o alpinismo industrial é a opção mais prática e vantajosa;
  5. Menor impacto visual: essa prática tem um menor impacto visual em estruturas e/ou edifícios, o que é importante principalmente em trabalhos com monumentos e estruturas históricas reduzindo o risco de danos de acabamento da fachada ou estrutura.

Cuidados com a Segurança no Trabalho em Altura

Para que tudo corra perfeitamente bem e você consiga obter vantagem de todos estes benefícios, você só precisa ficar atento aos equipamentos de segurança e à qualificação dos profissionais.
Aqui na Prometal EPIs, você encontra tudo que precisa para colocar esta prática em atividade na sua empresa, com a segurança e conforto de estar adquirindo os EPIs no lugar certo.

Os principais Equipamentos de Segurança para essa atividade são:

  • Ancoragem;
  • Cinto de Segurança (EPI);
  • Cinto de Segurança tipo Cadeirinha (EPI);
  • Conectores;
  • Cordas;
  • Escadas;
  • Polia;
  • Talabarte de Segurança;
  • Trava Queda;
  • Trava Queda Retrátil.

Além de, é claro, os EPIs comuns que todo funcionário de obra deve utilizar, como o calçado, o óculos de proteção, o capacete e as luvas de segurança.

Quem deve averiguar os equipamentos de segurança que a sua empresa precisa, é o profissional especializado em segurança do trabalho. Além disso, os equipamentos de proteção deverão constar no PPRA da empresa.

Promover a segurança e a saúde do trabalho no seu negócio é proporcionar aos seus colaboradores mais proteção e qualidade de vida.

São essas pequenas atitudes que possuem o potencial de alavancar a sua empresa.

Confira agora a Norma Regulamentadora 35: Trabalho em Altura e a Proteção dos Trabalhadores e mantenha o seu negócio sempre no topo.

 

Publicação original: Prometal EPIs

Artigos relacionados

Assine nossa Newsletter

E receba nossas novidades por E-mail